31 de outubro de 2012

halloween uma ova!

Há tempos venho notando uma coisa que não consigo entender. De uns anos pra cá as crianças começaram a celebrar Halloween, uma festa tipicamente americana e que nada em tem a ver com a nossa cultura. Até aí tudo bem, sei que a criançada é louca para se fantasiar e esta seria uma boa oportunidade. O fato e que temos sim os nossos personagens, temos sim estórias assustadoras e temos sim uma data para comemorarmos tudo isso. O que não temos é a tradição de nos valorizarmos e passar ás nossas crianças os nossos costumes.
Que morram essas bruxas, fantasmas e dráculas e venham os inúmeros mitos e lendas que em tanto enriquecem o nosso folclore.
Caso tenham se esqueçido, selecionei abaixo uma lista dos que deveriam ser os mais conhecidos personagens tupiniquins.





Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
CurupiraAssim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
LobisomemEste mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'águaEncontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-secoÉ uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
PisadeiraÉ uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeçaSurgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouroRepresentada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-PererêO saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore

ora bolas

A artísta plástica Yayoi Kusama (aquela que ficou mais famosa depois de assinar uma linha de bolsas para a Luis Vuitton) transformou, no começo do ano, um espaço na Tate Modern em uma instalação no mínimo divertida. Ela criou uma sala de estar completamente branca. Desenvolveu adesivos com sua marca registrada, bolinhas coloridas, e distribuiu para o público fazer com elas o que bem entendesse. Aos poucos, a sala foi ficando mais e mais colorida, completamente diferente da versão inicial. Adorei a idéia, tanto pela parte estética como pela interatividade com o público.




wtf!

Pra quem me conhece, sabe que adoro postar o belo, o que deslumbra e enche nossas vistas. O que se viu até agora nessa edição do SPFW foi um verdadeiro atentado ao pudor, e que em nada se assemelha com a descrição acima. Com uma paciência de Jó, assisti a todos os desfiles e infelizmente nenhum se salvou.NENHUM! Isso é gravíssimo para um país que se julga ter entrado para o circuito mundial da moda. Dá até vergonha. Mencionar nomes seria no mínimo indelicado e desnecessário, já que nesse caso ninguém se salvou. Pena, pena mesmo.Tava no maior pique de ver coisas novas desenvolvidas pelos tupiniquins. Não foi dessa vez...Muita torcida para que o desfiles de amanhã me faça morder a língua! Adoraria!


Samuel Cisnarck.Luxo?

                                Fause Haten e seus ABBA looks


                               Nem o humor sobrou p/ Ronaldo Fraga


                                Tufi errou numa coleção bem chinfrim


                                   Ellus sem um pingo de novidade


Osklen apostou no look Sibéria e vai vender sei lá onde 

lucasworld

Disney compra a Lucasfilms por US$ 4 bilhões e "Star Wars 7" será lançado em 2015. Está dada a dica do tema do novo parque em Orlando. Lembrando que já existe uma atração com esse tema em um dos parques....


30 de outubro de 2012

...e ele não morreu!

Pra quem ainda não foi, não deixem de ir na exposição do Elvis, que ocupa parte do estacionamento do shopping Eldorado. O negócio está realmente profissional (com direito,inclusive, a lojinha), com  600 ítens raros como objetos pessoais e mimos do rei. Dentre os brinquedinhos, dois carros, uma moto e algumas viaturas não identificadas (pelo menos por mim!). O guarda-roupa dele é um show á parte, e de deixar Carrie Bradshaw morrendo de inveja! Dezenas de camisas e blazers, um mais estiloso que o outro. Isso sem falar nos macacões, que só mesmo um Rei como ele poderia usar. Trata-se da primeira exposição de Elvis fora de Graceland. Alguns dos objetos nunca foram expostos (nem mesmo em Graceland). O telefone de ouro que ele usou antes de morrer, a televisão com a marca do tiro que Elvis deu e o Grammy que ele conquistou não podiam faltar. A exposição fica em cartaz até o dia 5 de Novembro, portanto, corram!!!





28 de outubro de 2012

Style File


Logo mais, á 1:30 no GNT, conheça a história da mulher fascinante que, à frente das principais revistas da sua época, revolucionou o mundo da moda. Incrível documentário sobre a icônica Diana Vreeland. 
Segue o trailer:


23 de outubro de 2012

plug

Ando preocupadíssima com um assunto que além de já estar afetando grande parte da população (inclusive eu!) ainda afetará milhões de pessoas, e cada vez mais cedo. Estou falando de um problema que criamos sem percebermos sua real gravidade: a dependência tecnológica. Seja o celular,a internet,os games, as redes sociais, ou tudo isso junto (o que ocorre normalmente). Precisamos ficar atentos á esse fenômeno virtual que nos consome, e mais ainda ás crianças, que tiveram uma infância diferente das nossas. 
É realmente assustador como as pessoas tem deixado de viver a vida real para fazerem parte do mundo virtual. Andei reparando em cenas que realmente me chocaram e que se não pararmos para refletirmos, temo que entraremos em colapso.
Temos um mundo real, em 4D na nossa frente, com som real e sem interferências, com as imagens mais nítidas e lindas que existem no planeta, mas chegamos ao ponto de pagarmos (e caro) para assistí-lo digitalmente.
Posso dar um claro exemplo de como as pessoas estão deixando de vivenciar o  presente, postergando o momento para apreciá-lo depois, virtualmente.
Me lembro direitinho quando o Bono (sim, sou fã do U2 e isso faz muuuitos anos!) pediu para sua platéia que acendessem seus isqueiros, formando um lindo visual quente e acolhedor.
Ironicamente, foi o mesmo Bono quem pediu pela primeira vez em um show que sua platéia ligasse o seu celular na mesma musica (One) para que todos se sentissem um só. Seu pedido virou ordem e a platéia foi á loucura. A euforia das pessoas ao verem milhares de celulares brilhando ao mesmo tempo, milhares de pessoas fazendo a mesma coisa juntos. Mesmo com a luz fria dos aparelhos o visual ainda era lindo. Era tudo novidade.
Acho que foi a primeira vez que vi tantas pessoas conectadas virtualmente, e, ao mesmo tempo, a última vez que vi tantas pessoas curtindo um show de verdade e em tempo real. Mal sabia eu que nunca mais veria uma platéia batendo palmas livremente (e com as duas mãos) ao ver sua banda predileta subir ao palco. Mal sabia eu que aquele seria o último show do U2 que eu veria inteirinho ao vivo e no escuro, sem interferência de nenhuma telinha na minha frente, ou a preocupação de pegar um ângulo melhor da banda para postá-lo. Mal sabia eu que essa conexão não cairia jamais...e que ninguém mais se sentiria apenas um.


                     a imagem da platéia que era assim:


                     agora é assim:

                 reparem que os únicos dois sorrindo nessa foto estavam sem celular nas mãos, curtindo o momento na hora...

                     ...ao contrário dos demais, que preferiram perder o momento     ao vivo para curtí-lo depois, virtualmente.


20 de outubro de 2012

lata véia

Bacana o trabalho do japonês Makoan, que transforma latas de refrigerante e cervejas em arte da maior qualidade. Confiram alguns de seus trabalhos, que envolve muita criatividade e uma grande afinidade com o mundo lúdico infantil.






19 de outubro de 2012

e tem parte 2!!!

Pra quem achou que a primeira parte não foi o suficiente, Brad Pitt dá mais uma canja na parte 2 da nova campanha do lendário #5.

formiga atômica goes Pro

Finalmente liberado o vídeo da Go Pro que Felix Baumgartner usou em seu histórico salto. Agora sim, além da imagem espetacular, suas sábias palavras ficaram nítidas, fazendo ainda mais sentido.

16 de outubro de 2012

Ei-lo

Pronto, foi lançado.Brad Pitt inaugurando a ala masculina nos filmes by Chanel. Para o próximo, George Clooney cairia bem, não?

salto de plastico

Aos que ainda não perceberam, sou fã de Lego, e mais ainda pelos loucos aficcionados pelo brinquedo. Segue abaixo o vídeo postado pelo próprio Felix Baumgartner simulando o seu mega salto da estratosfera, quebrando todos os recordes (menos o de queda livre). Tudo está presente, nos mínimos detalhes e o filminho ficou bem divertido.Tá valendo.

15 de outubro de 2012

dicas pra fiel

Esse separei especialmente pro povo da fiel, que dominará a cidade de Tokyo em Dezembro. 

backstage

Segue o "making of" do desfile da LV que descrevi anteriormente. Achei que ficou melhor que o desfile, em si. Vale á pena.

formiga atômica

"Sometimes you have to get uo really high to see how small you are."- Felix Baumgartner

14 de outubro de 2012

Louis Vuitton City Guides 2013 :Paris Saint-Germain-Des-Prés

E chegou a vez de Saint Germain des Prés ganhar a sua versão do guia mais charmoso de todos:

For the first time

E pela primeira vez na história, um homem (e que homem!) aceita representar a mais feminina de todas as fragrâncias, o Chanel 5. Brad Pitt foi o eleito e estará presente amanhã, dia 15, ás 12:01AM (horário de Paris) na estréia do filme da campanha que ocorrerá na capital francesa.
Enquanto o filme não chega por aquí, vejam a história que está por trás da tão famosa e icônica fragrância.

8 de outubro de 2012

neo vintage

Bacana o trabalho do Jherin Miller, mesclando a onda moderna dos pixels com a antiga e boa Polaroid. O resultado ficou bem interessante, e dependendo da forma que forem expostas, podem ficar mais bacanas ainda.




Nada de Christian Grey!

A novidade agora é a a edição deluxe da Penguin Classics do tradicional "Kama Sutra". As ilustrações são bacanérrimas,seguindo a linha minimalista e cores fetichistas. Confira algumas delas e você verá que esses 50 tons de cinza não tão com nada!




 



7 de outubro de 2012

paciência nem sempre tem limites

35 anos. Foi esse o tempo que o americano Scott Weaver levou para montar sua escultura com nada mais, nada menos que 100,000 palitos de dente. Scott iniciou seu trabalho aos 8 anos! Durante esses 35 anos, Scott se casou, teve um filho e se dedicou á outras coisas, mas sem nunca abandonar seu maior projeto. Além de retratar a cidade de São Francisco, sua cidade natal, a engenhoca ainda conta com a interatividade de bolinhas que percorrem um caminho dando voltas pela cidade, mostrando-a detalhadamente. Vale a pena conferir o vídeo.

5 de outubro de 2012

day 3- Paris

Enfim, o último dia da maratona do prêt-a-porter. Assim como nos dois primeiros dias de Paris, vou seguir a linha ultra seletiva e mostrar o que mais gostei. Lembrando que os desfiles terminaram no dia 4, mas como foram muitos (34 somente em Paris), precisei de um tempinho para analisar um por um.

O dia começou logo de cara com Marc Jacobs apresentando sua coleção para a LOUIS VUITTON. Como sempre, o insano Marc acertou em cheio usando e abusando do famoso grafismo  quadriculado, marca registrada da marca. Duas gigantescas escadas rolantes traziam as modelos duas em duas, em seus looks quadriculados que variavam nas cores amarelo, preto, caramelo,verde, cinza e marrom. Os modelos eram sequinhos com as saias em três comprimentos: abaixo do joelho,maxi e mini. Nos tops, muita barriguinha de fora. Os florais vieram em bicolores com estampas localizadas e grandes, sempre em pares. Marc brincou bastante com os pares, fazendo a linha high-low entre eles. No geral, o desfile ficou a cara da marca e muito elegante.



Agora que ele sabe falemos de Elie Saab. Depois de se livrar dos exageros que costumavam poluir suas coleções, Elie acertou mais uma vez num desfile ultra sofisticado. Começou com uma linha monocromática  diurna  onde usou dois tons de azul (Klein e turquesa) e nude (que adoro) em calças, blusas e vestidos sequinhos e muito bem cortados.Em seguida, desfilou uns estampados coloridos bem esvoaçantes, para então retornar aos lisos vermelhos,preto e branco com detalhes geométricos. Finalmente terminou com seus lindos e maravilhosos longos (meus preferidos de todos). Bordados que só ele sabe fazer iluminavam as modelos que pareciam deusas. Saab também explorou bastante as rendas, terminando o desfile com um ar romântico. Acertou na mosca!