31 de julho de 2013

pitaco

Hoje resolvi escrever sobre decoração, um tema que considero um desafio, já que é bem mais fácil postar umas fotos bacanas e pronto! Mas como desafios estão aí para serem enfrentados, vamos lá! 

Escolhi ambientes com pé direito altos. Notem que bacana ficou a disposição dos quadros na primeira foto que selecionei. Molduras diferentes e assimetria dão bossa e movimento á parede do escritório. A cadeira de acrílico deu leveza e modernidade ao ambiente, contrastando com o lustre de ferro vazado. Na foto 2 um quadro colocado na vertical foi o suficiente para preencher o espaço na parede. O lustre de cristal e os tons claros deram o ar feminino ao ambiente.

1)2)

No quesito lustres, continuo apaixonada pelos clássicos chandeliers, como o da foto 3. Mas confesso que o design clean dos da foto 4 me encantam! Ok, sabemos que trata-se de uma cozinha e que no dia a dia eles devem se encher gordura, mas lembrem-se, foto é foto!

3)4)

Nas fotos seguintes, o que me chamou atenção, além dos mencionados chandeliers, foram os espelhos e as diversas formas de utilizá-los. Adorei a simplicidade do espelho da foto 7. Absolutamente chic!

5)6)


7)8)


30 de julho de 2013

olho vivo

Em uma recente viagem que fiz, fiquei intrigada com uma coisa. Ao passar pela Turquia, os turcos se vangloriavam diante de seus olhos turcos e queriam vendê-los a todo custo. Já na Grécia, esses se ofendiam quando eu perguntava sobre a procedência dos olhos " greek eye! ", eles respondiam. Na dúvida comprei um de cada.Mas afinal, qual a diferença entre os famosos olhos turcos e gregos?
Resolvi ir um pouquinho mais afundo e pesquisei sobre o assunto.Não encontrei minha resposta, talvez porque não haja, mas deu pra encontrar muita coisa interessante. Segue abaixo um pouco do que encontrei sobre a cultura dos diferentes olhos que adotamos no mundo.


Conhecido como Olho de Horus (udjat, em árabe), a imagem aparece desde o início da civilização egípcia (3 mil a.C.) e é usado até hoje.Trata-se de um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.A decoração do símbolo é inspirada no falcão, pois é uma mistura do olho humano com o olho do animal. 


Segundo uma lenda egípcia, o d'us Horus teve seu olho arrancado e depois restaurado e recolocado através da magia. “Por esse restabelecimento da visão, o símbolo traz a idéia de vigor, força e saúde”, explica Antônio Branca Glion, egiptólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No Egito antigo, a imagem era usada tanto por vivos quanto por mortos, pois é encontrado em caixões, tumbas, lápides e até em múmias. Os mortos precisavam de vigor para quando chegasse a hora de renascer, e os vivos para ter saúde.”Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer vigor e saúde. 



Olho turco ou olho grego
Acredita-se que este olho protege contra energia negativa e traz sorte. “O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia”, esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP). “Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade.

A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel.


Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia.


A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais 

comuns.


Símbolo utilizado tanto por muçulmanos quanto por judeus (principalmente os de origem árabe, chamados sefaraditas) a Hamsa trata-se de uma mão estilizada, utilizada como amuleto para proteção. Khamsa quer dizer cinco em árabe (a grafia nessa língiua prevê o k), uma referência aos cinco dedos das mãos e os cinco níveis da alma. Pode ser encontrada em dois formatos: uma mão estilizada com um “dedão” de cada lado ou seguindo o formato de uma mão normal. Muitas vezes a hamsa traz um olho em seu centro, indicando proteção contra mau olhado.
O olho no centro da mão é um amuleto antigo, mas ainda muito popular na proteção contra o mau olhado. Combinando o olho que tudo vê grego e turco com a Hamsa árabe e judaica, é freqüentemente encontrado na Índia e na região sul do Mediterrâneo. Por serem grandes e frágeis, são usados como objetos de decoração, pendurados na parede para proteção, de preferência perto de uma porta ou do berço do bebê.

O olho na mão também aparece com conteúdo simbólico ambíguo entre os pequenos artefatos associados a culturas antigas que poderiam ou não acreditar em mau olhado, como as tribos do Mississipi, nos Estados Unidos. Alguns arqueólogos especulam a possibilidade de a presença do olho na mão na América do Norte ser uma evidência de exploração pré-colombiana ou a colonização por marinheiros do Oriente Médio. Outros acreditam que essa presença não passa de uma intrigante coincidência – e apenas isso.



Terceiro olho
Nem só para proteção contra maus olhados serve o olho em determinadas culturas. O terceiro olho, muito comum na Índia, é um exemplo disso.
Segundo os hinduístas, os chakras são pontos de energia que cada um de nós possui espalhados pelo corpo. “São sete pontos principais, que começam na base da coluna e vão subindo até o topo da cabeça”, diz Márcia de Luca, professora de yoga e fundadora do CIYMA, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda.

O terceiro olho se encontra no sexto chakra, chamado de ajña e localizado entre as sobrancelhas. “Este é um chakra extremamente importante no hinduísmo, pois corresponde a intuição, percepção e desenvolvimento do conhecimento. É através do conhecimento que se pode transcender e chegar à iluminação”, explica Márcia. Pode parecer complicado, mas, para os hinduístas, todos possuem o terceiro olho.

Existem diversas maneiras de representar este chakra. É comum, por exemplo, encontrar imagens de deuses que possuem um olho na testa ou mulheres usando uma espécie de pedra entre as sobrancelhas. É uma forma de ornamentação, mas que não deixa de ser uma enaltação do terceiro olho.

29 de julho de 2013

canutilho

Desculpem mas com estive de férias e viajando, acabei tendo que postergar alguns posts, dessa forma, estou um pouquinho defasada com as passarelas.Acho que isso não é uma falha grave, já que o que é belo deve ser visto sempre!
Bom, já vimos aquí que Elie Saab! Mas parece que agora ele aprendeu mais!
Seu último desfile foi, como os últimos, deslumbrante! 
Sim, sou fã, mesmo de quando ele era meio brega. 
Dessa vez ele se inspirou nas pedras preciosas para colorir sua cartela de cores, que começou pelo rubi, intercalando com alguns neutros, chegando no azul safira e finalizando no verde esmeralda. Os bordados, como sempre, imperaram nas musselines, e os modelos eram em sua maioria simétricos com transparências na medida certa.Bem pé no chão e comercial. Das araras, direto pro armário!

28 de julho de 2013

trés haute

Esse é pra quem, como eu, gosta de moda.Mas não naquela modinha efêmera, baseada em tendências. Aquí falamos de arte! Pequenos detalhes que fazem absolutamente toda a diferença no mundo da couture.
Voilá alguns exemplos que fazem a Haute continuar lá em cima no patamar das agulhas!



26 de julho de 2013

70 rocker

E o parabéns de hoje vai pro coolest guy ever Mick Jagger! Sim, hoje, alguns dias depois dos Rolling Stones terem se apresentado no Hyde Park (concerto comemorativo-50 anos dos Stones) ele assopra 70 velinhas no seu bolo!



Segue abaixo algumas curiosidades sobre a vida do astro,que pra mim, é o que mais tem presença em palco de todos! Um verdadeiro showman!

1) Doris Goldblatt 
Em 2012, em comemoração aos 50 anos dos Rolling Stones, Jagger foi ao talk show de David Letterman revelar as 10 melhores coisas que aprendeu durante os anos da banda. Em terceiro lugar, o cantor disse que uma boa maneira de se manter entretido é assinar autógrafos com o nome Doris Goldblatt.


2) “I Get Around” 
Em entrevista a um canal da TV britânica, o vocalista revelou qual era sua música favorita. “I Get Around”, dos The Beach Boys , foi a eleita



3) Mulheres 
Mick Jagger mantém a fama de ser um dos maiores conquistadores da história do rock. Segundo a biografia "Mick: The Wild Life and Wild Genius of Jagger", de Chris Andersen, o cantor já teria dormido com mais de 4 mil mulheres, entre elas Uma Thurman, Angelina Jolie e Carla Bruni.
4) Caso com David Bowie 
Ambos adeptos do lema “sexo, drogas e rock’n’roll”, rumores de um caso entre Jagger e David Bowie chegaram à imprensa. A confirmação veio no livro de Chris Andersen ao mesmo tempo que Philip Norman, autor da biografia “Mick Jagger”, desmentia o acontecido. O britânico não se pronunciou sobre o caso

5) Sir Mick Jagger 
Em 2003, Mick Jagger foi condecorado cavaleiro da Ordem do Império Britânico pelo príncipe Charles (a rainha Elizabeth 2ª tinha acabado de sofrer uma cirurgia no joelho). O cantor recebeu a honraria por sua contribuição à música. Porém, ao aceitar, Jagger irritou o guitarrista Keith Richards.

25 de julho de 2013

studio line

Vejam só O que eu encontrei por aí...
artista americano Jimmy Chen, de São Francisco, fez uma criativa homenagem ao seu cineasta favorito. Ele comparou os estilos de penteados do célebre diretor David Lynch - e sabemos que seu cabelo pode ser um palco de atrações - com os traços dos mais famosos pintores como Van Gogh, Monet e Hokusai. O resultado é no mínimo divertido!


24 de julho de 2013

aposta feita

Muito bacana o trabalho da dupla Garbriela Lois e Rodrigo Ieno, que estão agora lançando seu primeiro CD infantil.
Com a personagem "Abigail Conta Mais de Mil", a dupla apresenta histórias mirabolantes que encantam as cabeças de adultos e crianças pelo nosso país.
Acho muito bacana a forma  simples e lúdica com que a dupla se comunica com o seu público. A alegria é genuína e contagiante. Tá na cara que esses dois curtem o que fazem e tá na cara que vão longe! E tudo embalado com uma trilha de primeira by Rodrigo Ieno. 








rg

O mais novo papai do novo príncipe, o Prince William, Duque de Cambridge, foi nomeado William Arthur Philip Louis quando nasceu . Seu pai, Charles, Principe de Wales, foi nomeado Charles Philip Arthur George . Nada mais normal, portanto, do que esperarmos um mega nome para o nosso bebê real. E foi exatamente isso o que aconteceu.
George Alexander Louis! Assim ele terá mais duas opções para escolher caso não goste do primeiro. Só não vale gaguejar!

22 de julho de 2013

ciao Mark!

Sempre que vou á Roma, dou uma olhada na agenda cultural da cidade. Aliás, faço isso sempre que viajo, mas em Roma, especialmente. Adoro o publico dessa cidade! Da última vez que fui, consegui ver o U2 da tribuna d'honore (tá certo que fui só p/ isso!). Something to remember forever. 
Dessa vez o programa foi nada mais,nem menos que Marc Knopfler, ex- vocal do Dire Straits, se é que ainda preciso dizer isso. Fui com uma amiga de infância e nos divertimos muito! 
Show na Europa é realmente algo muito especial. O público tem uma vibe muito boa. Esse show, especificamente, foi muito tranquilo. Ingressos sobrando (acho que a nova geração não anda tão bem informada) e um organização espetacular. 
Um Guichê na entrada do hippódromo garantia os ingressos de regresso em 2 horários alternativos por apenas 4 Euros.Garantimos os nossos e fomos buscar algo para comer. Encontramos uma grande variedade de opções. Optamos pelos Kebab, preparado na hora e deliciosos. Birra y vino!
O show começou no horário certinho. Senti falta dos telões, que estavam lá, mas não usaram...Bem low tech.
Mark já não ostenta mais aquela cabeleira horrenda no estilo Gene Wilder em "Lady in red"(sempre achei eles parecidos). Os anos passaram e só fizeram bem ao agora sereno e careca Mark. O som limpo que saía de seus instrumentos (sim,vários) realmente soavam como melodias célticas, tiradas de livros de contos de fadas. Instrumentos dos mais variados e músicos inspiradíssimos, cada qual concentradíssimo em seu tão esperado "momento solo". A guitarra realmente não decepcionou e o clássico "So far away for you" foi o ponto alto da noite. Para quem, como eu, esperava pelo clássico "Sultans of Swing", ficou esperando...em vão. Anyways, valeu Mark! Ciao Italia!





20 de julho de 2013

rasteirinha de luxo

Se ter sua rasteirinha feita sob medida não for chic o suficiente que tal tê-la feita em Anacapri? Pois foi exatamente isso o que fiz nessa loja charmosérrima, onde podemos escolher o tamanho de nossos saltos (sim,há rasteiras c/ saltos tb), cor de tiras, Swarovskis, etc. O trabalho é realmente artesanal e a sandália é moldada diretamente em nossos pés.




O toque final fica por conta das nossas iniciais gravadas em um dos pés...












17 de julho de 2013

boicote já

Estive agora na Turquia,onde tive o prazer de conhecer a forma inteligente dos manifestantes se manifestarem contra o governo. Infelizmente o que vemos por aquí são imagens manipuladas do que acontece por lá. Pra vocês terem uma idéia do poder da união do povo deles, a lanchonete abaixo existia há anos e era a mais popular da praça Taksim. O dono resolveu apoiar o governo. O boicote foi imediato e em 3 dias tiveram que fechar suas portas.Um belo exemplo para nós que ainda engatinhamos nesse sentido.

11 de julho de 2013

trevo de quatro folhas


Nando Parrado era um jovem atleta uruguaio que viajava para jogar Rugby no Chile. No meio do caminho o avião caiu na Cordilheira dos Andes, deixando poucos sobreviventes, que morreriam tomados pelo frio e sem ajuda próxima.
O improvável aconteceu e após dois meses e meio perdidos, os 16 sobreviventes foram resgatados.


 Ontem tive o prazer de participar de uma conversa com um dos palestrantes mais renomados do mundo, o próprio Nando Parrado, que com a ajuda de um outro amigo e sobrevivente, conseguiu resgatar o restante de sua equipe.
Nando falou sobre a vida e como encará-la quando se está bem perto da linha tênue que a separa da morte.
Com um discurso emocionante, Nando fez com que a platéia se imaginasse em uma situação parecida colocando-se em seu lugar.

“A vida é muito rápida. Todo mundo deseja viver uma vida boa, sem problemas e doenças. Mas a vida algumas vezes muda muito rápido. E se você quer sobreviver deve mudar rápido.”
Foram muitas decisões cruciais que tinham de ser tomadas a cada dia.
Segundo ele, as decisões mais importantes de sua vida já foram tomadas e hoje nada é mais um problema.
“Nos últimos 40 anos liderei uma empresa e criei outras quatro . Todas vão muito bem. Mas em nenhuma delas pude atingir um limite ou uma pressão mental de decisão que possa se comparar com um minuto ali.”

Quando perguntado sobre as mudanças que o acidente exerceu em sua vida, Nando respondeu modestamente “Sou a mesma pessoa de antes, com os mesmos medos, dúvidas, qualidades e defeitos, mas que vivi uma experiência diferente e felizmente com um final feliz. Não sou um herói, eu somente queria viver.”.

Nando considera muito um fator que muitos desprezam ou simplesmente não acreditam. O fator sorte. Pegar a esquerda ou direita era uma decisão que poderia mudar o rumo de tudo. Caso tivesse se sentado na fileira 10 ao invés da 9, Nando teria morrido, assim como sua mãe e irmã, que o acompanhavam na viagem e não tiveram a mesma sorte.

Outro fato importantíssimo para a sobrevivência deles foi o fato de fazerem parte de um time. “Dez minutos depois do avião cair já tinhamos um lider”, disse Nando se referindo á Marcelo, o capitão do time que os liderou na primeira fase do acidente.”Isso nos ajudou muito.Tinhamos alguém para nos ajudar na organização e principalmente na motivação do grupo.”
A frase que mais gostei em seu discurso foi a seguinte (infelizmente não poderei  traduzi-la, caso contrário, perderá seu sentido):

“Life is not only about breathing, but the moments that takes your breath away”.

Após uma hora de conversa, cheguei á mesma conclusão  na qual eu havia chegado outras vezes. A vida é muito curta para desperdiçarmos. Temos que ser positivos e se pudermos contar com a sorte, melhor ainda!

6 de julho de 2013

banho turco

Alguns segredos guardamos ás sete chaves, outros, porém, não tem como não dividirmos. Um amigo turco me presenteou hoje com uma experiência inesquecível, por isso, me sinto na obrigação em dividí-la com vocês. 
 O Ayasofya Hürrem Sultan Hamamı, também conhecido como o Haseki Hürrem Sultan Hamamı, fica localizado num prédio desenhado pelo lendário arquiteto Sinan em 1556 para  Roxelana, a concubina que se tornou esposa do Sultão Süleyman - O Magnífico. Por décadas a casa abrigou uma loja de tapetes, mas agora, depois de uma mega reforma,voltou a funcionar como um hamam, oferecendo os melhores serviços de massagens e banhos já vistos. Com um cenário de cair o queixo, tratamentos á base de argila, espumas e esfoliações são feitas sob os cuidados das massagistas especializadas. No final da massagem, um chá de maçã gelado é oferecido com um delicioso prato de frutas sortidas. Programa de rainha que toda mulher merece fazer ao menos uma vez na vida!